José Arcadio Limón nasceu no México a 12 de Janeiro de 1908 e morreu a 2 de Dezembro de 1972. Foi bailarino, coreógrafo e pioneiro na dança moderna.
Limón era o mais velho de 12 irmãos. Em 1915, a família mudou-se para Los Angeles, Califórnia, onde acabou o liceu e frequentou o curso de artes na UCLA mudando-se mais tarde para Nova York para estudar na escola de Design de Nova York. Foi aí que Limón se inspirou a dançar ao ver uma performance de Harald Kreutzberg e Yvonne Georgi's em 1929, tendo sido o que o incentivou a seguir a carreira de bailarino e coreógrafo.
No mesmo ano inscreveu-se na escola de dança Humphrey-Weidman com a orientação dos bailarinos e coreógrafos conceituados, Doris Humphrey e Charles Weidman, com quem aprendeu e cresceu até conseguir criar a sua própria técnica, a técnica Limón. Em 1946, Limón fundou a companhia de dança José Limón, tendo o Doris Humphrey como director artístico. Coreografou até 100 peças ao longo da sua carreira, sendo o protagonista da maior parte das coreografias. Um dos trabalhos mais famosos dele é o The Moor´s Pavane em 1949, baseado na peça de Shakespeare, Othello.
Embora esteja bem sucinta a biografia desse bailarino e coreógrafo, muito me ajudou com uma aula que estou montando sobre a dança contemporânea. Não tinha conhecimento a respeito do artista.
ResponderEliminarAgradecido.